Por meio de Ensino Híbrido, educandos aprendem sobre o Folclore Nacional
24 de agosto de 2018 Notícias, Portal , , ,

Motivada pelo Dia do Folclore – celebrado em 22 de Agosto -, uma vivência de Ensino Híbrido foi proporcionada aos educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha.

Percorrendo as estações características dessa metodologia, as crianças exercitaram diversas habilidades, tanto por meio de ferramentas tradicionais quanto tecnológicas. Afinal, elas participaram de brincadeiras, disputaram jogos, confeccionaram personagens e reconheceram cantigas tradicionais, enquanto lembravam das principais lendas do folclore brasileiro: a da Iara,  do Curupira, a do Saci Pererê, a do Boitatá, a da Mula Sem Cabeça, a do Boto e a do Lobisomem.

Educandos seguram o Saci preso dentro da garrafa
Educandos seguram o Saci preso dentro da garrafa

Além disso, construíram saberes relativos  às disciplinas de Artes, Educação Física, Informática, História e Música, pois cada uma das estações foi planejada considerando suas perspectivas acerca do tema.

Brincando de passa anel
Brincando de passa anel

Em uma delas, os educandos conheceram os personagens do folclore e elaboraram um quebra-cabeça do Saci. Em outra, participaram de brincadeiras, tais como Amarelinha, Corre-cutia, Escravos de Jó, Passa Anel e Pega-pega e além de jogar bolinhas de gude e pular corda. No Espaço Interativo, por sua vez, disputaram jogos on-line, por meio dos quais fixaram os conhecimentos já construídos. Além disso, na Sala de Música, reproduziram cantigas populares, como “Meu Limão, Meu Limoeiro”.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos