O processo de aprendizado vem mudando a cada dia, motivado, também, pela atualização tecnológica. Até mesmo na Educação Infantil, quando a vida escolar é iniciada, as alterações no ensino escolar e na aprendizagem podem ser observadas. Um exemplo é o dos estudantes do Colégio Notre Dame Rainha que, por meio do Projeto Pedagógico “Sou criança, sou artista”, desde o maternal já utilizam aparatos tecnológicos como lousa interativa e tablets.
Se aulas semanais de informática educacional já são assistidas, há anos, pelos estudantes da instituição de ensino, hoje, há uma maior preocupação com a sua qualidade. As atividades são elaboradas a fim de que a tecnologia seja uma ferramenta para apresentar, fixar ou finalizar um estudo, utilizando-se de recursos como a internet e os jogos interativos para tornar o conhecimento mais atrativo aos estudantes.
Afinal, de acordo com a coordenadora pedagógica Luciana Leite, essa já é uma linguagem comum ao cotidiano e compreendida pelas crianças.”É muito importante aliar o aprendizado à tecnologia porque a interação, o movimento e o dinamismo que ela oferece já fazem parte do dia a dia dos estudantes”, comenta.
A tecnologia também não substitui a experiência de construir a aprendizagem a partir da relação com o outro, sendo ele um colega ou o próprio educador. Por isso, Luciana ainda ressalta a mudança que o novo paradigma da aprendizagem impõe ao papel do educador que se torna, sobretudo, um mediador. Ao professor, nesses processos, cabe a função de trazer os assuntos à tona, despertar o interesse para eles, auxiliar nas possibilidades de solução de problemas e facilitar o processo crítico de busca por conhecimento.