Estabelecendo-se no no norte gaúcho, em 1923, dez missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame deram início a uma trajetória que, em 2018, chega ao 95º aniversário.
Por isso, no último domingo (19), o Colégio Notre Dame Rainha convidou a sua comunidade educativa a celebrar a dedicação ao anúncio e ao testemunho do projeto de Jesus Cristo, em terras brasileiras. Durante cerimônia Eucarística, realizada na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, a história jubilar foi retomada pela diretora escolar, Irmã Marivete Brun.
Após sua acolhida, o cântico “Oh! Quanto é bom o bom Deus!” foi entoado, enquanto a imagem da mãe espiritual da Congregação, Santa Júlia Billiart, era conduzia ao altar, acompanhada por mais de 50 crianças, empunhando girassóis.
Celebrada pelo pároco, Francisco Dias, a missa contou com a participação de estudantes e colaboradores do Colégio, nos ritos religiosos, como a entronização da Palavra de Deus.
Além deles, os socioeducandos do Departamento Social Santa Júlia Billiart – entidade social mantida pela Congregação, em São Paulo -, participaram de encenação da partilha do pão e do vinho, além de apresentar o cântico do ofertório, utilizando berimbaus, instrumentos percussivos e de sopro.
Antes da comunhão, contudo, o celebrante convidou os presentes a refletirem sobre os feitos das Irmãs de Notre Dame no Brasil.
Ao término da cerimônia, educandos, educadores e funcionários do Colégio foram convidados a subir ao altar, onde se juntaram à imagem de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.