Utilizando barras de chocolate, educandos compreendem as frações
14 de agosto de 2018 Notícias , , , ,

4º ano B Para contextualizar a transmissão de ensinamentos sobre frações, as educadoras Anik Telles e Lilian Massaki, responsáveis pelas turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha,  pediram que os educandos levassem para a aula uma barra de chocolate, sem, contudo, especificar para que seria usada.

Somente com o doce em mãos, as crianças descobriram sua utilidade: compreender que as frações representam as partes de um valor inteiro. image10 (1)Ou seja, se um objeto qualquer, como a barra de chocolate, for igualmente dividido, o número que representará cada uma das partes será uma fração.

Para tanto, primeiramente, contaram em quantas partes a barra era, naturalmente, demarcada, pois as diferentes marcas fazem-no de modos diversos.  Após anotar o total de partes, os estudantes foram desafiados a dividir o chocolate de diversas formas. 4º ano ADessa maneira, como avalia Lilian, puderam observar a aplicação do conceito matemático. “A atividade permitiu aos educandos compreender o processo de divisão das frações, de forma prática e lúdica”, afirma.

Por fim, como forma de exercitar as relações afetivas e solidárias, as crianças foram convidadas a trocar e compartilhar pedaços de chocolate. “A expectativa transformou-se em um doce aprendizado”, conclui Anik.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos