Para contextualizar a transmissão de ensinamentos sobre frações, as educadoras Anik Telles e Lilian Massaki, responsáveis pelas turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha, pediram que os educandos levassem para a aula uma barra de chocolate, sem, contudo, especificar para que seria usada.
Somente com o doce em mãos, as crianças descobriram sua utilidade: compreender que as frações representam as partes de um valor inteiro. Ou seja, se um objeto qualquer, como a barra de chocolate, for igualmente dividido, o número que representará cada uma das partes será uma fração.
Para tanto, primeiramente, contaram em quantas partes a barra era, naturalmente, demarcada, pois as diferentes marcas fazem-no de modos diversos. Após anotar o total de partes, os estudantes foram desafiados a dividir o chocolate de diversas formas. Dessa maneira, como avalia Lilian, puderam observar a aplicação do conceito matemático. “A atividade permitiu aos educandos compreender o processo de divisão das frações, de forma prática e lúdica”, afirma.
Por fim, como forma de exercitar as relações afetivas e solidárias, as crianças foram convidadas a trocar e compartilhar pedaços de chocolate. “A expectativa transformou-se em um doce aprendizado”, conclui Anik.