Que saberes podem ser construídos durante o preparo de uma receita? Os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha compreenderam, ao produzir vitaminas de abacate, banana, maçã e mamão, que são vários.
Reunidas na Cozinha Experimental da instituição de ensino e supervisionadas por educadores, as crianças seguiam as instruções descritas nas receitas, enquanto eram apresentadas a temas relativos à disciplina de Ciências.
A importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, que incluem o consumo de frutas, legumes e verduras e resultam na absorção de nutrientes relevantes à saúde, foi um dos assuntos abordados. Foram comentados, ainda, os diversos estágios de desenvolvimento das plantas: de semente, passando pela germinação, pelo crescimento e pela floração, até chegar aos frutos. Além disso, os educandos puderam comparar as diferentes sementes, observando as variações do seu tamanho e da sua quantidade, nas diferentes frutas utilizadas como ingredientes. Por fim, refletiram sobre a higienização dos alimentos.
Após o preparo da bebida, as crianças associaram a receita a saberes relativos à disciplina de Língua Portuguesa, exercitando a grafia das palavras e a interpretação do texto.