Jocemar Ribeiro e Luciana Carletti, ambas docentes do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, apresentaram, durante o 6º Congresso de Pesquisa do Ensino, sua experiência de sucesso ao inserir o Ensino Híbrido – modelo pedagógico que pressupõe o uso de ferramentas digitais e analógicas -, no dia a dia dos estudantes matriculados nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
O trabalho, que integrou o painel “Metodologias Ativas em Sala de Aula”, foi exposto aos demais participantes do evento organizado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, com o intuito de enfatizar a aplicação desta tendência pedagógica nos Anos iniciais — algo ainda incomum na maioria das instituições de ensino. “Sempre vemos o Ensino Híbrido dentro do contexto do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, mas a nossa proposta é a de oferecer essa alternativa também no Ensino Fundamental I, para que os estudantes tenham contato com novas formas de aprendizado desde os primeiros Anos”, explica a educadora Luciana Carletti.
Sobre o Congresso:
A sexta edição do Congresso de Pesquisa do Ensino do Sinpro/SP aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto e teve como tema central as novas formas de ensino, com ênfase na utilização de tecnologias digitais.