Integrando os estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, a segunda edição da Gincana Pastoral do Colégio Notre Dame Rainha teve início na segunda-feira (24).
Durante a celebração de abertura da disputa – que contou com a presença do Pároco da Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Emerson José da Silva – representantes das três equipes competidoras recordaram os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida, assim como o momento em que sua imagem teria sido encontrada, há 300 anos, no Rio Guaratinguetá.
Posteriormente, como esta edição da competição – organizada pelos agentes de Pastoral Escolar, Irmã Lurdes Stefanello e Francisco Rocha – tem como tema os biomas brasileiros, numa referência à Campanha da Fraternidade de 2017, os 45 componentes dos times dedicaram-se a tarefas que remetiam à preservação da biodiversidade e à valorização das especificidades culturais. Por isso, recriaram danças típicas, escreveram poemas e compuseram canções.
No segundo dia da Gincana – iniciado com apresentação da Banda Marcial do IV Comando Aéreo Regional de São Paulo -, os times cumpriram tarefas como a de apresentar à comunidade educativa a ex-aluna mais antiga da instituição. Vitoriosa, a equipe Rosa levou de volta ao Colégio a primeira estudante matriculada nele. Terezinha Narduci Costa ingressou no educandário em 1945 e, após a conclusão dos estudos, ainda atuou por 30 anos na Secretaria escolar.
Os competidores também participaram de jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos das quatro Áreas do Conhecimento, confeccionaram murais artísticos e disputaram partidas esportivas. Além disso, visitaram instituições caritativas e de longa permanência para idosos e promoveram campanhas de arrecadação de alimentos que serão destinados a entidades assistenciais.
Ao final do dia, após a contagem dos pontos conquistados por cada time, o Rosa foi declarado campeão da II Gincana Pastoral.