Uma metodologia na qual os alunos pesquisam os conteúdos previamente para, em sala de aula, sanar dúvidas e responder a exercícios: assim é a Aula Invertida, proposta aos educandos matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha.
Associado ao Ensino Híbrido – que pressupõe a integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, o método foi utilizado em estudo sobre “Mitologia na Atualidade”. Nele, orientados pela educadora responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, Janaina Soggia, os estudantes observaram como os mitos estão presentes em jogos, aplicativos, histórias em quadrinhos, narrativas literárias, filmes e séries televisivas.
Para isso, enquanto divertiam-se em equipes, eles pesquisaram e compartilharam informações sobre as diferentes perspectivas dos mitos. “Nada melhor do que aprender brincando. Ainda mais com aparelhos que utilizam no dia a dia, como tablets e celulares além de, é claro, livros, revistas e gibis”, comenta Janaína.