Por meio do “Projeto Passagem”, os educandos do Colégio Notre Dame Rainha que, em 2016, concluem a Educação Infantil participam, desde já, de atividades de adaptação à rotina do Ensino Fundamental.
Nelas, por exemplo, as educadoras responsáveis pelas turmas do 1º Ano explicam como é o cotidiano do novo nível de ensino e respondem a dúvidas sobre as lições de casa, sobre os momentos de brincadeira, sobre o horário do lanche e sobre a grade curricular. Além disso, os educandos do Jardim III puderam visitar as futuras salas de aula, onde foram orientados, pelas docentes, a confeccionar um trabalho artesanal – como aconteceu, também, com os demais estudantes do Ensino Fundamental, em preparação para o Ano seguinte.
As crianças que se despedem da Educação Infantil, ainda, ganharam um catavento e uma viseira, como lembrança da experiência que favorece a tranquilidade para iniciar uma nova fase da vida.
Estudantes que ingressam no Ensino Fundamental II também participam de atividades de adaptação:
Os estudantes do 5º Ano – que já estão no Ensino Fundamental, mas, em 2017, ingressam na sua segunda etapa -, comumente, também apresentam curiosidade e, até mesmo, algum receio acerca da nova rotina escolar, que inclui aulas com mais educadores e novas disciplinas. Por isso, com o intuito de tranquilizá-los, a instituição de ensino proporcionou a eles a experiência de assistir a uma aula expositiva do 6º Ano. Ministrada pelo docente de Geografia, Eduardo Vieira, ela abordou a questão da seca no nordeste, de forma lúdica.