A Rede de Educação Notre Dame realiza o seu fazer pedagógico inspirada na precursora da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart. A francesa que vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação de uma congregação religiosa cujo propósito era a educação integral de crianças e adolescentes, nasceu em Cuvilly, em 1751. A obra evangelizadora e educacional de Júlia ultrapassou os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo e, atualmente, está presente em cinco continentes.
As primeiras religiosas missionárias que viviam sob o carisma das Irmãs de Notre Dame chegaram ao Brasil em 1923. Hoje, cerca de 10 mil crianças e adolescentes recebem, nas escolas da Rede de Educação Notre Dame, educação voltada para um mundo em constante transformação e desenvolvimento tecnológico. Para isso, as instituições de ensino mantidas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal comprometem-se em educar sem fronteiras, o que implica estarem abertas ao novo e a antever esse novo, centradas no educando e na sociedade em que estão inseridos.
A história do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos iniciou em 1944, quando, com ajuda paroquial e da comunidade, o externato foi fundado, recebendo autorização do Departamento Estadual de Educação para o ensino primário. Com o passar dos anos e o aumento da procura pelo Colégio, a instituição passou a oferecer todas as etapas da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Atualmente, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos atende a, cerca de, 800 educandos, em uma área construída de 8.000m², monitorada por inspetores capacitados e por sistema eletrônico – o que assegura a tranquilidade dos responsáveis pelas crianças e adolescentes, enquanto eles usufruem dos ambientes pedagógicos, lúdicos e de convivência.