Ao longo da última semana, as crianças e os adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos voltaram a frequentar os espaços pedagógicos. Afinal, em conformidade com as orientações das autoridades competentes, as aulas presenciais tornaram a ser ofertadas a todo o corpo discente.
Contudo, para que se assegure a manutenção do distanciamento interpessoal preconizado como medida capaz de evitar a proliferação do novo coronavírus, elas serão assistidas em rodízio: em dias alternados, metade das turmas frequentará o educandário, enquanto a outra fração de educandos acompanhará remotamente as atividades escolares.
Elencadas no protocolo sanitário elaborado pela Rede de Educação Notre Dame, com consultoria de profissionais da área da saúde, outras posturas se somam a essa, a fim de preservar o bem-estar de toda a sua comunidade educativa.
São elas: a verificação da temperatura corporal de todos aqueles que, após a devida desinfecção dos calçados, ingressarem no educandário; o estímulo às medidas protetivas que devem ser seguidas rigorosamente por todos; a ampla instrumentalização dos ambientes para que tais ações sejam reproduzidas, seja com a instalação de dispensers de álcool em gel, com a demarcação do afastamento entre os indivíduos ou com a orientação do fluxo de pessoas; o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual, bem como de utensílios pessoais destinados à alimentação e à hidratação; e a constante higienização das superfícies onde as mãos repousam, além da periódica sanitização dos espaços escolares.