Desenvolvido de forma interdisciplinar, com o intuito de exaltar a pluralidade, o projeto pedagógico “Ser Humano” oportunizou que, em pleno Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental refletissem sobre quão valiosa foi a contribuição africana para a construção da cultura brasileira.
Para tanto, a leitura de diferentes obras literárias foi recomendada aos educandos, possibilitando que eles tecessem uma rede de conceitos acerca do tema.
“O Pequeno Príncipe Negro”, de autoria de Rodrigo França; “Mzungu”, de Meja Mewangi, “Meu crespo é de Rainha”, de Bell Hooks; “O Ônibus de Rosa”, de Maurício Santana Dias; “Amoras”, de Emicida; “A História de Chico Rei”, de Béatrice Tanaka; “Caderno de Rima de João”, Lázaro Ramos; e “O Filho do Vento”, de Rogério Andrade, foram alguns dos títulos que convidaram os adolescentes a reconhecer o papel desempenhado pelos afrodescendentes na formação identitária do Brasil. Além disso, eles analisaram como o racismo estrutura o convívio social no País, concretizando a pretensão da data que, lembrando a morte de Zumbi dos Palmares – liderança que lutou pela abolição do sistema escravagista brasileiro -, visa refletir sobre a discriminação e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.