Assim que chegaram ao Recanto Girassol, ambiente em meio à natureza mantido em Guapimirim, no Rio de Janeiro, pela Rede de Educação, os estudantes que integram a pastoral do Colégio Notre Dame Rainha já se enturmaram com os colegas cariocas e brasilienses que participavam do Encontro de Jovens Notre Dame, entre os dias 26 e 29 de março. Já no primeiro dia do evento preparatório para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame – que reunirá, em setembro de 2016, representantes de todas as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame – , os participantes foram recebidos pela coordenadora pedagógica da Rede, Ir. Elci Favaretto.
A religiosa pediu aos jovens que sigam com força o caminho de Jesus Cristo, antes de dar início às dinâmicas e brincadeiras que aproximaram os jovens, a fim de propiciar a integração e a reflexão.
Segundo a estudante da 1ª Série do Ensino Médio, Isabella Yguti, criar novos laços de amizade, com pessoas de diferentes costumes e sotaques, é uma das marcas do Encontro. Imagine, então quando essa diversidade for somada à cultura gaúcha, durante a sexta edição do evento nacional, realizado a cada cinco anos, em Passo Fundo – cidade onde as Irmãs de Nossa Senhora iniciaram sua Missão em terras brasileiras. Por isso, de acordo com os estudantes, a expectativa para o “Encontrão”, como é conhecido entre os jovens Notre Dame, já é grande.
O jovem e Santa Júlia Billiart, mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora
No terceiro dia do Encontro de Jovens Notre Dame, os estudantes do Colégio Notre Dame Rainha orientaram a oração da manhã. A partir do tema: “O Olhar de Santa Júlia”, foi proposta a dinâmica que envolveu todos os participantes. Eles deviam disporem-se a entregar, uns aos outros, os girassóis que representavam o olhar de Santa Júlia. Em seguida o grupo rezou, montando dois girassóis que, em cada pétala, traziam frases relativas ao modo de contemplar de Santa Júlia e sobre a realidade que envolve a juventude.
A oração foi iluminada pela leitura do Evangelho de São João que narra a cura do cego Bartimeu e, por isso, após a reflexão os participantes fizeram o gesto de abrir os olhos do outro para as coisas boas do Reino que Jesus quer para nós.
A continuação da programação matinal ficou por conta do Colégio Notre Dame Ipanema que propôs a reflexão sobre como o jovem vê Santa Júlia Billiart.