Inspirada no mais conhecido entre os detetives do universo literário, uma atividade pedagógica está oportunizando que os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental se sintam instigados a exercitar os saberes já construídos em aulas de Língua Inglesa. Para tanto, é claro, os educandos do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos conheceram no universo imaginado por Sir Arthur Conan Doyle.
Foi a partir da leitura de duas obras centradas no personagem Sherlock Holmes – a tradução “O cão de Baskerville” e o original “A study in scarlet” – que os pré-adolescentes imergiram na atmosfera investigativa pressuposta pela dinâmica. Afinal, apropriando-se de estratégias como a gamificação e o storytelling, ela os desafia a desvendar mistérios.
Tal qual detetives, os estudantes devem atentar para as pistas disponíveis e, fazendo uso de técnicas de memorização e dedução, apontar os responsáveis pelas enigmáticas situações propostas. Além disso, devem redigir descrições detalhadas do suspeito e das suas ações, a fim de revelar à turma a hipótese levantada em grupo. Tudo isso, é claro, fazendo uso da Língua Inglesa.