Contemplando a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio, a qual compreende a oferta de itinerários formativos como complemento à construção de saberes comuns, a produção do informativo ND News envolve adolescentes matriculados na 1ª e na 2ª Série do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.
Aprimorando competências e habilidades vinculadas a duas áreas do conhecimento, a de Linguagens e Suas Tecnologias e a de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, os estudantes da última etapa da Educação Básica se dedicam à investigação científica, à vivência do empreendedorismo e ao reconhecimento dos processos criativos, além de experienciar a mediação e a intervenção sociocultural.
“A proposta de desenvolver o jornal é fazer com que os estudantes entendam a organização de uma redação e a formação da notícia. Incentivá-los ao conhecimento e ao interesse por uma profissão no futuro. O trabalho fluiu de forma agradável e divertida e o resultado foi satisfatório” afirma a professora orientadora Tania Mainardi.
Ao debruçarem-se sobre as diversas etapas que culminam com a publicação, os educandos vivem, então, o protagonismo previsto na reformulação do Ensino Médio. Afinal, implementada gradualmente a partir deste ano letivo, ela visa proporcionar aos jovens uma experiência educacional mais enriquecedora do ponto de vista técnico e profissional. Para tanto, possibilita que eles se aprofundem em assuntos adequados às suas aptidões e preferências, contribuindo para a realização dos seus projetos de vida. “Minha experiência durante esse meio semestre com o Itinerário Formativo foi de grande adaptação e construção. O Itinerário, por ser algo novo para nós alunos e professores, passou a ser uma experiência desafiadora, cheia de propostas e aprendizados diversos. Como dito, não foi um processo fácil, mas obtivemos um excelente resultado em nossos objetivos”, afirma a educanda Jennifer Pasquali.
O Novo Ensino Médio:
Aprovada em 2017, a reforma estrutural da última etapa da Educação Básica estabeleceu um currículo mais flexível, no qual os itinerários formativos, somando 1200 horas-aula, devem complementar a aprendizagem dos adolescentes, oportunizando o aprofundamento dos saberes construídos nas 1800 horas destinadas à formação geral.
Dessa forma, mais que o desenvolvimento das competências atreladas a cada área do conhecimento, a constituição integral dos estudantes passa a ser aquilo que se almeja durante o Ensino Médio, quando eles são capacitados a mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de solucionar demandas complexas da vida cotidiana.