Antes de postarem-se em frente às telas, a fim de declamar os textos que integram a obra “Poemas para brincar” a educandos cariocas, as crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos percorreram um longo caminho literário. Afinal, com o intuito de favorecer o desenvolvimento das habilidades cognitivas de leitura e escrita, tornando-as sujeitos leitores e donos dos seus dizeres, as docentes responsáveis por suas turmas estimularam o seu contato com diferentes gêneros textuais.
Parlendas, trava-línguas, adivinhas, cartões, bilhetes, contos, convites e narrativas foram alguns dos textos cuja função social foi reconhecida pelas crianças, além de terem as suas características identificadas e reproduzidas em criações autorais e releituras.
Aguçando o apreço pelo universo das palavras, de modo a propiciar a ampliação do repertório linguístico e cultural, bem como o desenvolvimento do senso crítico e da habilidade de compreensão do mundo, a poesia também foi um gênero textual sobre o qual os educandos se debruçaram. Para tanto, ao longo do terceiro trimestre letivo, imergiram nos poemas que compõem a obra de autoria de José Paulo Paes – os mesmos que foram socializados com crianças da mesma faixa etária, que estudam no Colégio Notre Dame Ipanema.
Durante o Sarau de Poesias, além de assistirem atentamente à interpretação dos textos, os convidados proporcionaram diversão aos educandos paulistanos, por meio de uma brincadeira de adivinhas.