Uma manifestação da cultura popular brasileira, o Carnaval inspira aprendizagens
18 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
destaque

Motivadas por um dos mais populares entre os festejos celebrados no Brasil, atividades relativas às diferentes disciplinas permitiram que as crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aprofundassem a compreensão acerca do Carnaval.

Aquelas que integram as turmas do 1º Ano, por exemplo, debruçaram-se sobre o “Almanaque Ruth Rocha”, a fim de conhecer as origens da data comemorativa. Além de terem visitado as páginas em que a emblemática escritora reúne adivinhas, brincadeiras, charadas, narrativas, piadas e provérbios, os educandos imprimiram a sua criatividade sobre camisetas, fazendo delas o abadá que identificava o seu bloco carnavalesco.

DSC_0738Os matriculados no segmento seguinte, por sua vez, confeccionaram um chocalho a partir de materiais alternativos e, com ele, exercitaram a percepção auditiva, a coordenação motora, a criatividade e o ritmo.

DSC_0753Já no 3º Ano, os estudantes dedicaram-se à criação de máscaras de Carnaval, resgatando um costume à medida que aprimoravam a coordenação motora fina.

No 4º Ano, materiais tão diversos quanto esponjas, lantejoulas e tintas permitiram que as crianças também confeccionassem os seus próprios abadás, expressando-se criativamente.

Por fim, os concluintes da etapa de ensino refletiram sobre a importância do festejo popular para a cultura brasileira.