Trip ND Transformadores: Educandos compartilham as emoções vividas
25 de junho de 2018 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
DSC_0062

Na quarta-feira (20), os educandos do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos socializaram as experiências vivenciadas graças à Trip ND Transformadores.

_DSC0008Lançada em abril, a iniciativa estimulou o envolvimento de crianças, adolescentes e seus familiares, assim como educadores e colaboradores da instituição de ensino, em ações solidárias, como arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos, materiais escolares, ração e lacres de latas de alumínio.

Dessa maneira, colaboraram com 20 instituições assistenciais, que se dedicam às mais diversas causas, como a longa permanência para idosos, o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, o atendimento a portadores de deficiência, o resgate de animais e o amparo a pessoas em situações de rua.

DSC_0001Contudo, muito mais que evidenciar a dimensão da corrente solidária, a socialização possibilitou que os educandos, reunidos no Auditório escolar, relatassem os aprendizados construídos e as emoções vividas, especialmente durante as entregas dos itens cuja coleta foi capitaneada por eles – momentos em que puderam ter contato direto com os beneficiados pelas campanhas.

No Departamento Social Santa Júlia Billiart, por exemplo, a entrega dos materiais escolares arrecadados foi seguida por atividades e brincadeiras entre as crianças atendidas pela instituição e os estudantes que compõem a turma B do 7º Ano do Fundamental. Dessa maneira, o momento de ludicidade possibilitou, por meio da troca de experiências, a compreensão de que, independente da condição financeira, as crianças apresentam a necessidade de sentirem-se amadas e cuidadas.

A visita a uma instituição de longa permanência para idosos, realizada pelos educandos que integram a turma A do 9º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, oportunizou o entendimento acerca da importância do respeito e do cuidado com os mais velhos, além da valorização da sua experiência de vida.

DSC_0012Já a entrega de marmitas para pessoas em situação de rua, realizada pelas famílias das crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental, possibilitou a sensibilização a respeito de uma realidade, por muitas vezes, estigmatizada.

Sobre a Trip ND Transformadores:

Nascida de uma iniciativa de educadores e estudantes, sob coordenação da psicopedagoga do Colégio, Elaine Amorin, a Trip ND Transformadores fomentou a empatia e a generosidade. “Nesses dois meses, pudemos observar gestos e palavras que nos fizeram enxergar como é possível nos movermos ao encontro do outro, daquele que necessita de uma palavra, de um sorriso, de uma vestimenta, de um alimento. Todos juntos, construímos um caminho, encontramos um espaço no nosso tempo e no nosso coração,  para espalharmos o bem, sem nenhuma pretensão de receber algo em troca”, descreve Elaine.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>