Setembro Amarelo motiva atividades de valorização da vida
4 de outubro de 2019 Notícias, Portal , , , ,
destaque

A segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio é uma questão de saúde pública complexa, multifacetada e de múltiplas determinações. Porém, é um fenômeno evitável – como evidencia a campanha que associa o tom amarelo ao mês de setembro.

Criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida – em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, ela visa conscientizar acerca da importância de estar atento a mudanças anímicas e comportamentais, especialmente aquelas que perduram.

Com o mesmo com o intuito, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos promoveu diversas ações informativas sobre a Ansiedade, a Depressão e outras doenças psicológicas.

Em visita às salas de aula, por exemplo, a psicopedagoga escolar, Elaine Amorin, esclareceu aos educandos a motivação do Setembro Amarelo e orientou-os sobre como agir quando perceberem, tanto em si mesmos quanto nos outros, um estado de espírito incomum. Ela, ainda, distribuiu laços na cor da prevenção.

Junto aos seus responsáveis, os estudantes também assistiram à palestra “Adolescência: a emoção à flor da pele”.

DSC_2125Ministrada pelas psicólogas Carolina Muraca e Christiane Maso, ela descreveu sinais de doenças psicológicas comumente associadas à fase de transição entre a infância e a vida adulta, além de aconselhar os espectadores, enquanto amigos ou familiares, sobre a postura que devem adotar ao notar seus sintomas.

Além disso, a comunidade educativa foi convidada a expressar seus sentimentos, descrevendo-os e depositando-os nas “Caixinhas do Desabafo” – disponibilizadas nas áreas de convivência do educandário, que foram ornamentadas com frases de autoajuda e incentivo.

A iniciativa, que visou enfatizar a importância de expressar aquilo que mobiliza emocionalmente, possibilitará que a instituição de ensino, por meio do seu departamento de Psicopedagogia, ofereça auxílio profissional àqueles que expressaram a necessidade de ajuda.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>