Por meio de experimento, educandos observam microrganismos
6 de maio de 2019 Notícias, Portal , , , ,
_DSC0003

Será que podemos encontrá-los na sala de aula? E em nós mesmos? Tais dúvidas, suscitadas pelo estudo acerca dos microrganismos, foram esclarecidas por meio de experimento – que, ainda, oportunizou aos educandos do 2º Ano do Ensino Fundamental a observação desses seres microscópicos.

_DSC0007Durante visita ao Laboratório de Biologia do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, realizada no começo do mês de abril, as crianças acompanharam o preparo, pela estagiária Isabella Rodrigues, de uma mistura de caldo de carne, gelatina incolor e água quente. Após seu resfriamento e, consequente, condensamento, as amostras gelatinosas foram tocadas com o algodão que envolvia as pontas das hastes flexíveis que haviam sido esfregadas, pelas crianças, na mucosa da boca, nas palmas das mãos, nas solas dos sapatos, nas maçanetas das portas e nos demais locais onde gostariam de verificar a existência de microrganismos. Em seguida, a gelatina foi coberta e levada para a incubadora.

Quase um mês após o início da incubação,  os educandos retornaram ao Laboratório, onde constataram a presença e/ou o crescimento de microrganismos nas diferentes amostras. Na ocasião, ainda, foram orientados sobre a importância dos hábitos de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, cortar as unhas, tomar banho e lavar os alimentos que serão consumidos crus, pois, embora os microrganismos estejam presentes em diversos objetos do cotidiano e, até mesmo, em nosso corpo, as bactérias, os fungos, os protozoários e os vírus podem ser facilmente eliminados, preservando a saúde.

Por fim, as crianças puderam observar, através de microscópio, os seres cultivados durante o experimento.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>