Obra literária é analisada sobre diferentes perspectivas
2 de outubro de 2018 Notícias, Portal , , ,
DSC_0020abertura

Inspirado na trajetória de sobrevivência do seu pai – um judeu polonês encarcerado, durante a Segunda Guerra Mundial, no campo de concentração de Auschwitz -, Art Spiegelman escreveu e ilustrou aquela que é considerada um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Premiada, em 1992, com o Prêmio Pulitzer, Maus contextualizou uma atividade de interpretação de texto, desenvolvida pelos estudantes que integram a turma C do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Rainha.

Proposta na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela docente Janaína Soggia, ela consistiu na análise de diferentes perspectivas da obra literária. DSC_0001Para isso, após realizarem a leitura, os educandos foram divididos em quatro grupos, de modo que cada um deles pudesse aprofundar saberes sobre um tema especifico –  a estrutura narrativa, as linguagens adotadas, o contexto histórico e o projeto gráfico. Além disso, deveriam utilizar meios tecnológicos, para incrementar a apresentação dos dados aos colegas.

Reunidos no Espaço Interativo da instituição de ensino, os estudantes, então, socializaram as informações coletadas em suas pesquisas.

O grupo responsável por detalhar o contexto histórico, por exemplo, optou por projeção, para expor como o regime Nazista aprisionou os judeus em campos de concentração. O encarregado de analisar a estrutura narrativa, por sua vez, utilizou tablets, para destacar os elementos que diferenciam o livro. DSC_0025Para fixar os pontos linguísticos, os educandos optaram por técnicas de gamificação, elaborando um jogo de perguntas e respostas, por meio da plataforma on-line Kahoot. Os estudantes responsáveis por detalhar o projeto gráfico, por fim, fizeram uso de QR Code, para destacar como os personagens ganharam feições animais, de acordo com o seu papel na narrativa – um relato incisivo e perturbador sobre a catástrofe do Holocausto.

Ao término das apresentações, a docente fez suas considerações finais e promoveu um bate-papo, no qual sanou dúvidas, levantadas pelos próprios adolescentes, sobre os diferentes temas abordados na tarefa.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>