Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Rainha dos Apóstolos

Dinâmica nas aulas de Ensino Religioso

Sabemos das dificuldades que os professores de ER possuem para encontrar subsídios para as suas aulas e é por isso que indicamos para os nossos educadores a revista Diálogo (Edições Paulinas) e os jornais O Transcendente e Mundo Jovem. Lá se encontram todos os conteúdos e formas de se trabalhar o ER nas diversas etapas da educação.Pesquise nos sites:

www.dialogo.org.br

www.otranscendente.com.br

www.mundojovem.com.br

Em todos estes endereços você poderá explorar ao máximo sugestões de atividades para as suas aulas, há muita coisa interessante em cada um destes locais.

Tenha uma boa pesquisa e fique com Deus.

Francisco Rocha

Pastoral do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.

Integração e amizade

Os alunos do Ensino Médio iniciaram as suas atividades na disciplina de Ensino Religioso focados no tema “Relacionamento: pessoal e interpessoal”, ocasião em que foi discutida a importância de cada um fazer a diferença onde se encontra, haja vista que as turmas agora estão iniciando a sua integração e o bom relacionamento influi bastante no resultado de um bom ano letivo, sobretudo quando todos se respeitam e acontecem a entreajuda e o interesse pelo crescimento do grupo como um todo. Sabedores que somos de que não é possível bom êxito na formação integral do aluno se não houver a presença de Deus, fomos à capela do Colégio para oferecer ao Senhor o ano letivo ora iniciado. Para auxiliar neste intento, foi realizada a dinâmica do “Leque da amizade”, situação em que cada um pode deixar ao outro a sua mensagem de apoio e colaboração para 2011. A experiência foi riquíssima e a conclusão tirada nos deu uma ótima perspectiva de como será o ano para as nossas turmas de Ensino Médio aqui no Notre Dame Rainha.

Para fechar a dinâmica, lemos e discutimos o texto Montanha da Transcendência (Sem medo de vencer – Roberto Shinyashiki).

Parabéns a cada aluno pela seriedade, dedicação e empenho na execução da dinâmica.

Que Santa Júlia abençoe a todos.

Abaixo, o texto utilizado:

MONTANHA DA TRANSCENDÊNCIA

“No início da caminhada, a pessoa busca algo que está fora dela.

Um emprego.

Uma companhia.

Uma família amorosa.

Quer satisfazer uma necessidade interna com algo externo.

Precisa de alguém para satisfazer sua necessidade sexual.

Precisa do emprego para satisfazer sua necessidade de crescer.

À medida que sobe a montanha do amor e da profissão, vai aprendendo a confiar em sua capacidade de conquistar algo que a realize.

Nessa etapa, torna-se um animal competente que, quando tem fome, sabe encontrar uma fruta ou uma caça para se alimentar.

Quando lhe disserem que algo em que você acredita é impossível, tenha paciência. Talvez ele não saiba de verdade que a vida é o eterno ato de transformar o impossível em realidade.

Afinal, como explicar que dois seres humanos tão imperfeitos criem um amor tão infinito?

Como adolescentes que parecem tão limitados podem se transformar em sábios e gênios?

Como explicar que hambúrgueres, chicletes, arroz e feijão vão se transformar em você, com todo o seu esplendor?

Viver é acreditar e realizar o impossível.

Antes de Santos Dumont, ninguém achava possível fazer voar um aparelho mais pesado que o ar. Até que ele acreditou e, com determinação, criou o avião.

Meta mãos à obra e vá em frente. A fortuna bafeja os audaciosos!… Avante, pois!

A montanha da espiritualidade, na verdade, não tem topo.

Não existe um final para essa caminhada, não existe um objetivo nesse percurso, e sim a descoberta de uma maneira de Ser, uma maneira de estar em conexão com o Divino e, portanto, de ser divino.

Seu prazer maior está no jeito de caminhar. Com simplicidade, aceitação e amor.

Como aquele homem que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, dirigiu-se ao Paraíso. Ao chegar lá, o sistema de controle estava com defeito e lhe disseram que seu nome não constava da lista. Deveria dirigir-se para o Inferno.

E o Inferno você sabe como é. Qualquer um que chegue é convidado a entrar.

Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro: “Isso que vocês estão fazendo é puro terrorismo! Nunca imaginei que fossem capazes de um golpe tão baixo!”

Sem saber o motivo de tanta raiva, Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava.

O demônio explicou: “Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça por lá. Por causa dele, está todo mundo dialogando, se abraçando, um sendo amoroso com o outro. Aquilo está virando um Paraíso!”

Para aquele homem, estar no Paraíso ou no Inferno não fazia a menor diferença.

Esta é a grande lição da montanha da transcendência: viva tão amorosamente, com tanta simplicidade que, se o colocarem no Inferno, qualquer que seja ele e mesmo por engano, o demônio o mandará de volta, correndo, para o Paraíso.

A grande descoberta no caminho da transcendência é exatamente essa: aprender a estar com amor onde você estiver”.

(Sem medo de vencer – Roberto Shinyashiki)

Bom dia!
Sabemos das dificuldades que os professores de ER possuem para encontrar subsídios para as suas aulas e é por isso que indicamos para os nossos educadores a revista Diálogo (Edições Paulinas) e os jornais O Transcendente e Mundo Jovem. Lá se encontram todos os conteúdos e formas de se trabalhar o ER nas diversas etapas da educação.
Pesquise nos sites:
http://www.dialogo.org.br
www.otranscendente.com.br
http://www.mundojovem.com.br
Em todos estes endereços você poderá explorar ao máximo sugestões de atividades para as suas aulas, há muita coisa interessante em cada um destes locais.
Tenha uma boa pesquisa e fique com Deus.
Francisco Rocha – Pastoral do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.