Entidade Social mantida pelas Irmãs de Notre Dame, em São Paulo, completa 25 anos
30 de outubro de 2018 Notícias, Pastoral, Portal , ,
IMG_4531abertura

Era 03 de outubro de 1993, quando, em uma casinha localizada na Vila Monumento, o Departamento Social Santa Júlia Billiart foi fundado pela Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, a fim de fornecer apoio escolar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que habitavam a região.

À época, 35 crianças eram atendidas pela Entidade Assistencial que, pouco a pouco, passou a ampliar sua atuação, fosse oferecendo outras atividades complementares à escolaridade, como Capoeira, ou proporcionando cursos de Alfabetização, Corte e Costura e Datilografia, para jovens e adultos. Em 1997, após mudança para uma sede maior, novas oficinas passaram a ser ministradas aos socioeducandos, como as de Educação Física, Flauta e Violão, Inglês e Informática.

Em 2010, o Departamento Social mudou-se, novamente.

Na residência atual, atende, cerca de, 150 crianças e 45 jovens, além das suas respectivas famílias, desenvolvendo ações socioassistenciais capazes de contribuir para a descoberta de potencialidades, para o exercício da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida, como Oficinas de Artesanato, Informática, Música, Práticas Físicas e Recreação, além de oferecer atendimento psicossocial e social, de promover encontros de convivência e reflexão familiar e de prestar encaminhamentos à rede pública de assistência social e saúde.

IMG_4434No mês em que essa história chega aos 25 anos, uma cerimônia eucarística foi promovida, a fim de celebrar o jubileu. Realizada no sábado (27), na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, ela foi norteada pleo evangelho de Mateus (14: 17-19), que versa sobre a multiplicação dos pães e dos peixes, numa alusão ao trabalho realizado pela Entidade – que, com poucos recursos materiais, mas muita disposição e dedicação dos seus mantenedores e colaboradores, presta um serviço de grande importância social.

Após a missa, os convidados seguiram, em procissão, até o Departamento Social Santa Júlia Billiart, onde puderam assistir a apresentações dos socioeducandos.

Além de prestigiar, durante o trajeto, o grupo de percussão da Entidade, assistiram a apresentações de música e teatro. Entre as encenações, estava a da história de Santa Júlia Billiart – inspiração para a atuação das Irmãs de Notre Dame. IMG_4492Todas as peças, contudo, tinham em comum a representação de uma figura de liderança, na qual as crianças e os adolescentes se espelham para enfrentar as diversas situações da vida, como a ativista em prol da educação e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, e o educador, Paulo Freire.

Ao término das comemorações, as representantes da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Maria Helena Rovani e Silvania Ioner, entregaram ao coordenador do Departamento, José Maria Viana, uma placa de reconhecimento aos bons serviços assistenciais prestados à comunidade.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>