Educandos representam os biomas brasileiros, no segundo dia da Mostra Cultural 2017
5 de outubro de 2017 Notícias , , , ,
mostra10

Apresentações artísticas, pratos tradicionais, roupas típicas e salas temáticas: por meio deles, os educandos representaram as peculiaridades das culturas, da fauna e da flora brasileiras, durante o segundo dia da Mostra Cultural 2017 do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.

Iniciada uma semana antes – quando as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I apresentaram trabalhos desenvolvidos, ao longo de todo o ano letivo, sobre a temática da Campanha da Fraternidade -, no último sábado (30), o evento apresentou à comunidade educativa as informações reunidas pelos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, também, a partir do assunto “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

mostra8Enquanto os educandos que compõem as turmas A do 6º e do 7º Ano se reuniram para representar a Amazônia, em salas temáticas sobre a biodiversidade do bioma, os do 9º Ano apresentaram trabalhos inspirados pelo subtema “Sustentabilidade e o Bioma Pantanal”.  Para isso, representaram uma agência de viagens com característica sustentável, promoveram degustação de comidas típicas da região e representaram a cultura do Cangaço – auxiliados por educadores que se caracterizam como Lampião e Maria Bonita.

mostra11Os demais estudantes do 6º e do 7º Ano, somados aos do 8º Ano, referenciaram os biomas por meio de contações de histórias, danças, músicas e saraus, realizadas no auditório escolar.

Os educadores que os conduzem pela construção de saberes também não ficaram de fora da Mostra Cultural 2017 e, para valorizar o empenho demonstrado pelos educandos, durante a realização das tarefas, protagonizaram a apresentação intitulada “Diversidade e Diversão”.

mostra7Os estudantes matriculados no Ensino Médio, por sua vez, refletiram sobre questões culturais, ecológicas, éticas e legais que foram suscitadas pelo estudo dos biomas brasileiros. Os da 1ª Série, por exemplo, dedicaram-se ao bioma amazônico e, por isso, abordaram assuntos como a biopirataria, a demarcação de terras indígenas e o desmatamento ilegal e predatório. Os da 2ª Série debruçaram-se sobre a devastação da Mata Atlântica e apontaram maneiras para preservá-la. Por fim, os educandos da 3ª Série apresentaram aos visitantes aspectos da cultura e características geográficas da Amazônia e do Cerrado, além do impacto do aumento da exploração de suas riquezas naturais.

Confira a galeria de fotos do último dia da Mostra Cultural 2017:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>