Durante a edição de 2017 da Mostra Cultural, as crianças celebraram os Biomas Brasileiros
27 de setembro de 2017 Notícias, Portal , , , , ,
slider2

DSC_0039A cada dois anos, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos convida sua comunidade educativa a prestigiar os trabalhos produzidos por educandos de todos os níveis de ensino, a partir de um assunto comum. Trata-se da Mostra Cultural que, em 2017, foi motivada pelo tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

No último sábado (23), a exposição reuniu as produções, confeccionadas ao longo de todo o ano letivo, pelas crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Dispostas nos pátios e a quadra esportiva da instituição de ensino, elas puderam ser observadas pelos visitantes, das 10h às 14h.

DSC_0042Na Educação Infantil, os trabalhos foram inspiradas pelo subtema “Biomas: um Olhar Infantil para a Vida”. Por isso, desde o Maternal, segmento de ensino no qual os estudantes criaram jogos e composições artísticas a partir da questão “Cadê o bichinho que estava aqui?”, a Mostra enalteceu a importância de assumir posturas em prol da manutenção do equilíbrio ambiental. Os educandos do Jardim I, por exemplo, produziram atividades artísticas que conscientizavam “Quem cuida, preserva!”. Já, os do Jardim II abordaram a fauna. Enquanto isso, os estudantes do Jardim III trataram da “Linguagem dos Biomas”.

DSC_0100No Ensino Fundamental, enquanto as crianças matriculadas no 1º, no 2º e no 4º Ano detiveram-se a um aspecto relacionado aos biomas compreendidos no território brasileiro, as dos demais segmentos debruçaram-se sobre a eminente necessidade de adoção de atitudes sustentáveis.

Os estudantes que apenas ingressaram nesse nível de ensino, por exemplo, criaram jogos lúdicos e esculturas a partir do assunto “Desvendando o Pantanal”. Os do 2º Ano, por sua vez, trabalharam sob a ótica “Biomas da Amazônia: A Extinção dos animais e as Consequências para o Ser Humano”.  O debate sobre o desaparecimento de espécies foi expandido aos demais biomas pelos educandos do segmento seguinte. Já, os do 4º Ano conduziram os visitantes por um passeio pela Mata Atlântica. DSC_0126Os matriculados no 5º Ano, inspirados pelos conceitos de Consumo Consciente e Economia Verde, promoveram uma oficina de construção de horta em garrafa PET. Além disso, explicaram ao público o funcionamento de composteira, a fim de apresentá-lo a uma possibilidade de reaproveitamento dos resíduos alimentares.

Durante o primeiro dia de realização da Mostra Cultural, os visitantes puderam, ainda, participar de jogos interativos e visitar a Feira de Livros – promovida pela Engenharia do Livro, em parceria com a Biblioteca escolar.

No próximo sábado (30), são os estudantes do Ensino Fundamental II e  do Ensino Médio que vão expor à comunidade educativa a aplicação dos conhecimentos construídos por eles.

Confira a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>