Corpo docente participa da Semana Pedagógica
25 de janeiro de 2019 Notícias, Portal ,
_DSC0013abertura

Entre a segunda (21) e a quarta-feira (24), o corpo docente, juntamente com a direção e as coordenações do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, participou da Semana Pedagógica, período de formação continuada que objetiva preparar os educadores para o início do ano letivo. Ao longo daqueles dias, os presentes discutiram projetos pedagógicos e educacionais, além de concluírem o planejamento por áreas de conhecimento, seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Novos colaboradores
Novos colaboradores

Na manhã da segunda-feira, após um breve momento de evangelização, a diretora escolar, Irmã Marivete Brun, acolheu o corpo docente e apresentou os novos colaboradores: Irmã Maria Inês, responsável pelo Integral Notre Dame, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Ana Paula Correia e a educadora Kelly Ravelha, do Ensino Fundamental I. Em seguida, leu a mensagem da Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Mary Kristin Battles, acerca do amor que, neste ano de 2019, será a proposta de reflexão e ação de toda Rede de Educação Notre Dame, pois, a vivência e exercício deste nobre sentimento esta intrinsecamente ligado a um dos mais relevantes princípios da Rede e de Santa Júlia Billiart: o de educar com “Amor, bondade e firmeza”.

Gincana "Induzindo ao erro"
Gincana “Induzindo ao erro”

Posteriormente, os presentes participaram de gincanas ministradas pela psicóloga organizacional, Maria Amélia Francischetti. Na primeira, intitulada “Induzindo ao erro”, cada participante recebeu uma bexiga – simbolizando um sonho – e um palito de dentes. Geralmente alguém estoura uma bexiga e daí em diante todos ficam disputando quem estoura mais bexigas. Ao final, o objetivo é mostrar que devemos ajudar as pessoas a conquistar seus sonhos e não destruí-los, nos deixando contagiar por atitudes negativas ao qual estamos expostos. Já por meio da Dinâmica do Barbante, vivenciaram valores tais como cooperação, liderança, empatia e relacionamento interpessoal, tendo em vista que, ao tentar dar o maior número possível de nós em um barbante, utilizando apenas umas das mãos, eles deveriam cooperar entre si para o cumprimento da meta estabelecida pelo grupo.

Após o momento de lanche e confraternização, os docentes receberam a visita do Monsenhor Júlio Lancellotti, responsável por apresentar e debater o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

Monsenhor Júlio Lancellotti
Monsenhor Júlio Lancellotti

Com formação em pedagogia, há a mais de três décadas ele trabalha com a população carente e crianças em situação de vulnerabilidade social. Também participou de toda a fundamentação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, dos grupos de fundação da Pastoral da Criança, além de colaborar na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Monsenhor Júlio Lancellotti compartilhou toda sua experiência de anos de vivência e trabalho com os injustiçados para, junto com os docentes, refletir acerca de como o exercício e prática da Campanha permeará o papel destes enquanto protagonistas do anúncio e testemunho do Projeto de Jesus Cristo nas relações afetivas e solidárias e na formação de indivíduos preocupados com a vida do outro e de si. Após o debate, todo Corpo Docente recebeu a benção para o início das atividades do ano letivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>