Combate ao Bullying
3 de março de 2016 Notícias, Portal
DSC_0194

Muito antes da sanção da Lei 13.185, em 06 de novembro de 2015, que determina a adoção do Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) pelas instituições de Ensino Básico de todo o país, o Colégio Notre Dame Rainha já desenvolvia o projeto “Viva a Diferença – Diga não ao Bullying”, com o objetivo de desenvolver ações de solidariedade e de resgate da cidadania, da tolerância e do respeito mútuo, contribuindo para reduzir, prevenir e evitar a prática do Bullying entre os seus estudantes.

Para isso, o projeto busca Estimular e valorizar as individualidades do aluno, cultivar os bons hábitos de convivência, incentivar o respeito mútuo – a partir de atividades compartilhadas em grupo -, diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os estudantes, respeitar as diferenças físicas e psicológicas existentes entre as pessoas e conscientizar para ações antibullying, canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da autoestima do aluno.

Afinal, como justifica uma das coordenadoras do projeto, Luciana de Medeiros percebe-se, constantemente, o relato, na mídia, de práticas agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por estudantes ou grupos contra um ou mais colegas, causando angústia e sofrimento nas vítimas. “A existência do problema resulta em uma cobrança da sociedade por uma resposta das organizações, sobretudo, as escolares”, afirma.

Por isso, o Colégio dispõe de equipe de educadores especializados na temática, que desenvolve, na sua prática pedagógica, os temas relacionados ao Bullying, além de um Projeto Político Pedagógico que contempla, no conteúdo programático, atividades de pesquisa, discussão e reflexão que fortalecem o exercício da cidadania.

As ações acontecem durante todo o ano letivo e resultam em um ambiente de harmonia entre todos. Contudo, em 31 de março, especialmente, a comunidade educativa vivencia um movimento de fomento à boa convivência, intitulado “Dia da Gentileza”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>