Com objetivos pedagógicos, educandos vão à padaria
30 de abril de 2019 Notícias, Portal , ,
_DSC0028

Com o intuito de oportunizar que as crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental observassem como ocorre a transformação e a manipulação dos alimentos, enfatizando a importância de uma alimentação equilibrada, o Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos convidou-as, na última sexta-feira (26), para visitar uma padaria.

IMG_3733

Com olhares que evidenciavam a expectativa que sentiam, os educandos caminharam pelos arredores da instituição de ensino, até o ponto comercial onde puderam assistir a mistura dos ingredientes dando origem a massas homogêneas e a transformação pela qual elas passam, quando expostas ao calor. Além disso, testemunharam os cuidados com a higiene que se deve adotar ao manipular ou armazenar alimentos. Dessa maneira, reforçaram saberes relativos às Ciências da Natureza.

A saída pedagógica, contudo, não se restringiu a essa área do conhecimento, pois, de caráter multidisciplinar, propiciou a construção e o exercício de conhecimentos vinculados às disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que oportunizou, por exemplo, a observação do relevo do bairro, a identificação dos diferentes tipos de comércio e o reconhecimento das letras e dos numerais.

_DSC0060

Além disso, ao acompanhar, com as mãos limpas e o cabelo contido por toucas, as explicações do padeiro sobre o processo de preparo do pão, as crianças receberam informações sobre os seus ingredientes e a sua origem.

Por fim, em visita à cozinha industrial do estabelecimento – onde são preparados os alimentos servidos no almoço e jantar, constataram a importância da organização e da divisão de tarefas. Ali, ainda, “colocaram a mão na massa”, moldando os deliciosos brigadeiros que saboreariam a seguir.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>