Centradas em Sherlock Holmes, narrativas fomentam o exercício de um segundo idioma
18 de maio de 2021 Notícias, Portal

Inspirada no mais conhecido entre os detetives do universo literário, uma atividade pedagógica está oportunizando que os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental se sintam instigados a exercitar os saberes já construídos em aulas de Língua Inglesa. Para tanto, é claro, os educandos do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos conheceram no universo imaginado por Sir Arthur Conan Doyle.

Foi a partir da leitura de duas obras centradas no personagem Sherlock Holmes – a tradução “O cão de  Baskerville” e o original “A study in scarlet” – que os pré-adolescentes imergiram na atmosfera investigativa pressuposta pela dinâmica. Afinal, apropriando-se de estratégias como a gamificação e o storytelling, ela os desafia a desvendar mistérios.

Tal qual detetives, os estudantes devem atentar para as pistas disponíveis e, fazendo uso de técnicas de memorização e dedução, apontar os responsáveis pelas enigmáticas situações propostas. Além disso, devem redigir descrições detalhadas do suspeito e das suas ações, a fim de revelar à turma a hipótese levantada em grupo. Tudo isso, é claro, fazendo uso da Língua Inglesa.