Catequizandos preparam-se para a Primeira Eucaristia
1 de março de 2021 Notícias, Pastoral, Portal Pastoral
destaque

DSC_0750Segundo orientação da Arquidiocese de São Paulo, a atuação religiosa da escola estaria restrita à evangelização de crianças e adolescentes. No Colégio Notre Dame Rainha do Apóstolos, porém, uma parceria com a paróquia na qual ele está inserido permite que a instituição de ensino oriente os seus educandos para o recebimento dos Sacramentos da Eucaristia e da Crisma. Por isso, os estudantes matriculados a partir do 5º Ano Ensino Fundamental podem participar dos encontros catequéticos nas próprias dependências do educandário.

DSC_0726Aqueles que estão prestes a realizar a Primeira Comunhão, por exemplo, foram conduzidos pelos agente de Pastoral Escolar a conhecer os ritos que vão marcar a sua celebração, em um momento vivencial no qual foram entoados cânticos e orações, além de terem sido distribuídas partículas não-consagradas.

DSC_0764De acordo com Francisco Rocha, tal iniciativa objetivou auxiliá-los a compreender quão importante para a sua vida será a cerimônia. “Realizamos a exposição do Santíssimo, a fim de que eles tivessem a oportunidade de fazer suas preces pessoais diante de Cristo. Em seguida, convidamos os catequizandos a partilharem suas vivências espirituais com Jesus. Por fim, eles puderam vislumbrar como será o primeiro contato com Cristo Eucarístico”, descreve o catequista.

Tal experiência, conforme enfatiza o educador, também pôde ser vivenciada pelos catequizandos que, tendo em vista o cenário epidemiológico atual, optaram por realizar a preparação de forma remota.