Carnaval incentiva a produção artística
9 de março de 2019 Notícias , , , ,
_DSC0019

Obras elaboradas pelos estudantes ficarão expostas, durante todo o mês, à apreciação da comunidade educativa

Visando ao resgate cultural e histórico da maior festa popular brasileira, o Carnaval, a docente de Artes, Eliane Foganholo, desafiou os estudantes matriculados do 6º Ano do Ensino Fundamental à 1ª Série do Ensino Médio a buscar as origens do festejo, tanto no Brasil quanto no mundo. Afinal, como define a educadora, trata-se de uma comemoração que combina vários elementos artísticos, como a arte da palhaçaria e da música. “É um período muito interessante do ponto de vista cultural, que pode ser utilizado como inspiração para a construção e a fixação de saberes”, comenta, esclarecendo que ação pedagógica englobou, também, a produção artística, enquanto exercício dos conteúdos programáticos de cada segmento de ensino.

_DSC0007Os estudantes do 6º Ano, por exemplo, aprofundaram o conhecimento acerca dos elementos geométricos e, aplicando a escala de cores, confeccionaram serpentinas com materiais reutilizáveis. Os do segmento seguinte, por sua vez, produziram e ornamentaram máscaras de papel. Já os educandos do 8º Ano decoraram criativamente seus próprios retratos.PHOTO-2019-02-28-08-33-24_1 Os concluintes do Ensino Fundamental, por fim, produziram um espetáculo inspirado na história de Pierrô e Colombina – personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, surgido, no século XVI, na Itália.

PHOTO-2019-02-28-08-21-01_2

Já no Ensino Médio, os adolescentes empreenderam estudos sobre os principais artistas brasileiros que retrataram o Carnaval, além de confeccionar máscaras carnavalescas, a partir da técnica de moldes de ataduras gessadas.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>