Aulas Magnas favorecem a familiaridade com a metodologia adotada no próximo nível de ensino
10 de agosto de 2018 Notícias , , , , , , ,
PHOTO-2018-08-07-07-37-38ee

Desenvolvido com o intuito de minimizar o impacto emocional gerado pela transição entre os níveis de ensino, especialmente, na progressão para o Ensino Fundamental II – quando os estudantes passam a assistir a aulas ministradas por especialista na disciplina, ao invés de um educador polivalente -, o Projeto Passagem desenvolve iniciativas que permitem que os educandos se familiarizem com a metodologia adotada no ciclo seguinte.

Uma delas é a Aula Magna, que acontece mensalmente, abordando temas que estão entre os conteúdos programáticos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, porém, de forma mais profunda, graças ao conhecimento específico dos docentes especialistas.

EEPJ2835Na terça-feira (06), por exemplo, as crianças assistiram a uma aula sobre os biomas brasileiros, o ciclo hidrológico e a pressão atmosférica, ministrada por Eduardo Souza.  Os assuntos, abordados pela disciplina de Geografia, foram aprofundados a partir do questionamento “Por que chove pouco no Sertão?”.

LHKO3483Por isso, o educador detalhou o processo de formação da chuva na região Nordeste do Brasil, esclarecendo, primeiramente, que ela é composta por quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. Em seguida, por meio de representação teatral, retomou saberes sobre a pressão atmosférica e os ciclos hidrológicos, explicando como comportam-se em cada uma das sub-regiões – o que resulta em áreas com maior ou menor incidência de chuvas.

Por fim, utilizando estratégia de gamificação, Eduardo desafiou os estudantes a fixar os conhecimentos construídos, respondendo às perguntas disponibilizadas no site Kahoot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>